quarta-feira, 15 de maio de 2013

O português faz bonito na Internet

Luís de Camões

O português já é o quinto idioma mais usado na internet! A boa notícia veio da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e foi publicada esta semana, aqui no Brasil.  Nossa língua está atrás do inglês (565 milhões de usuários em 55 países), do chinês (510 milhões de pessoas na web e prestes a ocupar o primeiro lugar do ranking), do espanhol (165 milhões de usuários em 21 países) e do japonês (99 milhões). Com 83 milhões de internautas usando o idioma de Camões e Vinícius de Moraes, nossa língua deverá passar em poucos anos o japonês e se consolidar como o quarto idioma da web, à frente do francês e do alemão. E o motor dessa ascensão é o Brasil, onde vivem 90% dos falantes de português do planeta.

Outros estudos mostram que o brasileiro usa mais as redes sociais do que a média mundial. Podemos pensar que isso se deve a um fator cultural, que é o prazer em interagir com as pessoas. Alemães, japoneses ou chineses não têm a mesma desinibição dos brasileiros para se expor na rede e buscar interações. Ou seja, mais brasileiros usam a internet e de forma mais intensa. Há casos extraordinários, como o Orkut, rede mundial que foi praticamente tomada pelos brasileiros.

Torna-se óbvio, por esses e outros dados, a necessidade de empresas, instituições e pessoas públicas estarem presentes nas redes sociais. Mas é preciso estar presente da maneira certa, com a visão adequada, agregando valor às interações. Para isso, nós da Fator F Inteligência em Comunicação acreditamos no conceito da empatia e investimos na análise dos sentimentos e das necessidades que as pessoas expressam nas redes sociais para estabelecer a melhor comunicação possível, gerando relacionamentos de maior qualidade e mais duráveis.