Case Estratégia digital na eleição para a Câmara dos Deputados

Centenas de conteúdos distribuídos em canais diversificados


Num ambiente político extremamente radicalizado, a eleição para a Câmara dos Deputados em 2018 representou um desafio a candidatos de centro. A Fator F foi a agência do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), candidato à reeleição. O trabalho começou na pré-campanha com o planejamento e a organização de informações sobre o trabalho do deputado em benefício de centenas de municípios.


A estratégia definida utilizou as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) e também a operação de WhatsApp por meio de um sistema de coleta e segmentação de listas. Também foram feitos impulsionamentos (aproveitando a oportunidade permitida pela nova legislação) e a produção de materiais gráficos (como dezenas de jornais locais, santinhos e cartazes).


No total, foram produzidos cerca de 300 vídeos e 200 artes, e as postagens chegaram a milhões de eleitores levando tanto as realizações do deputado como suas propostas, promovendo milhares de interações que eram respondidas pela equipe. O resultado é que mesmo nesse contexto político adverso Samuel Moreira foi o quarto deputado federal mais votado pelo PSDB de São Paulo.

Leia também

Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego
Acelera SP: Encontros para o Desenvolvimento Regional
Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Estratégia digital na eleição para a Câmara dos Deputados
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego