Case SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego

Criatividade para ganhar espaço no noticiário

O problema de comunicação era lançar, com a devida repercussão, o programa Via Rápida Emprego, um importante compromisso do Governo de São Paulo, e obter inscrições suficientes para o preenchimento das 30 mil vagas disponíveis no ano de 2011.

A Fator F Inteligência em Comunicação começou sua atuação na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo com a missão imediata de lançar o Via Rápida Emprego. Foi montada uma assessoria com sete profissionais, que implementaram as seguintes ações: publicação de notas em colunas (como o Painel da Folha e Sônia Racy) nos dias que antecederam o lançamento, criando expectativa para o evento; formatação do evento com atrativos noticiosos (o lançamento ocorreu numa FATEC, com uma carreta que funciona como oficina estacionada ao lado); publicação de artigo do secretário na Folha de S.Paulo; coletiva de imprensa e organização de uma rodada de entrevistas exclusivas do secretário para rádios e jornais; visitas do secretário, acompanhado da Fator F, às redações dos principais veículos da cidade (Globo, Folha, Estadão e outros); elaboração e divulgação de 15 releases regionais, com dados especiais para cada uma das regiões do Estado de São Paulo; organização de um calendário de visitas do secretário às principais cidades-pólo do estado, em que é organizado o evento “Acelera SP”, cujo atrativo principal é a execução do Via Rápida na região; produção de conteúdo para uso nos portais do governo e nas redes sociais operadas pela Secretaria; organização de aula inaugural e de balanços regulares sobre a implementação do programa; oferta a colunistas de informações sobre o Via Rápida.

Entre julho e outubro houve 669 inserções na mídia tratando do Via Rápida, sendo 549 delas em Jornais e Sites; 46 em TVs e 74 em rádios. Todos os registros foram positivos, com destaque para a Rede Globo, com quatro reportagens na Capital e espaços obtidos em todas as afiliadas no Estado. Até o final de outubro já havia 188.287 pessoas inscritas para os cursos, ou seja, mais de seis vezes o número de vagas oferecidas.

Leia também

Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Estratégia digital na eleição para a Câmara dos Deputados
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
Acelera SP: Encontros para o Desenvolvimento Regional
Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Estratégia digital na eleição para a Câmara dos Deputados
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego