Case SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego

Criatividade para ganhar espaço no noticiário

O problema de comunicação era lançar, com a devida repercussão, o programa Via Rápida Emprego, um importante compromisso do Governo de São Paulo, e obter inscrições suficientes para o preenchimento das 30 mil vagas disponíveis no ano de 2011.

A Fator F Inteligência em Comunicação começou sua atuação na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo com a missão imediata de lançar o Via Rápida Emprego. Foi montada uma assessoria com sete profissionais, que implementaram as seguintes ações: publicação de notas em colunas (como o Painel da Folha e Sônia Racy) nos dias que antecederam o lançamento, criando expectativa para o evento; formatação do evento com atrativos noticiosos (o lançamento ocorreu numa FATEC, com uma carreta que funciona como oficina estacionada ao lado); publicação de artigo do secretário na Folha de S.Paulo; coletiva de imprensa e organização de uma rodada de entrevistas exclusivas do secretário para rádios e jornais; visitas do secretário, acompanhado da Fator F, às redações dos principais veículos da cidade (Globo, Folha, Estadão e outros); elaboração e divulgação de 15 releases regionais, com dados especiais para cada uma das regiões do Estado de São Paulo; organização de um calendário de visitas do secretário às principais cidades-pólo do estado, em que é organizado o evento “Acelera SP”, cujo atrativo principal é a execução do Via Rápida na região; produção de conteúdo para uso nos portais do governo e nas redes sociais operadas pela Secretaria; organização de aula inaugural e de balanços regulares sobre a implementação do programa; oferta a colunistas de informações sobre o Via Rápida.

Entre julho e outubro houve 669 inserções na mídia tratando do Via Rápida, sendo 549 delas em Jornais e Sites; 46 em TVs e 74 em rádios. Todos os registros foram positivos, com destaque para a Rede Globo, com quatro reportagens na Capital e espaços obtidos em todas as afiliadas no Estado. Até o final de outubro já havia 188.287 pessoas inscritas para os cursos, ou seja, mais de seis vezes o número de vagas oferecidas.

Leia também

Trend da Bentley viraliza com ônibus elétrico da Prefeitura de São Paulo
Tuíte sobre vagas de emprego na cidade de São Paulo viraliza
Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa para a “Pini-Smart Engineering”
Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
Boletim Conecta – Comunicação Interna para a SMS SP
São Paulo Tech Week 2020: reformulada e 100% digital
Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
Acelera SP: Encontros para o Desenvolvimento Regional
Trend da Bentley viraliza com ônibus elétrico da Prefeitura de São Paulo
Tuíte sobre vagas de emprego na cidade de São Paulo viraliza
Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa para a “Pini-Smart Engineering”
Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
Boletim Conecta – Comunicação Interna para a SMS SP
São Paulo Tech Week 2020: reformulada e 100% digital
Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego