Case SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas

Foco na geração de notícias positivas

Responsável pela assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, a Fator F contribuiu para transmitir informação de interesse público e melhorar a imagem da pasta e do Governo. Entre 2007 e 2012, o total de notícias positivas passou de 2.107 para 12.723, um crescimento de 503,8%, de acordo com a Boxnet. O percentual de material negativo é cada vez menor. Em 2012, 70,3% das matérias que trataram da educação paulista foram positivas, apenas 6,9% foram negativas e 22,8%, neutras.

Total de matérias divididas por mídia e avaliação de 1º/jan/2011 a 31/mar/2012:

Os resultados do trabalho da Fator F na Secretaria da Educação foram constatados imediatamente após o início dos trabalhos, em abril de 2007. O gráfico a seguir mostra a evolução da clipagem feita pela Boxnet, mês a mês, naquele ano:

Esse resultado se deve a uma marca do trabalho da Fator F: a ênfase na produção de notícias positivas. Em todas as equipes da empresa há profissionais dedicados exclusivamente a buscar e formatar informações passíveis de serem oferecidas à imprensa. No caso da Secretaria da Educação, esse esforço foi fundamental para que o conjunto de noticiário colocasse, no devido contexto, os problemas inevitáveis existentes numa rede tão grande. São 4,2 milhões de alunos distribuídos em 5.342 escolas, o que equivale a aproximadamente 150 mil salas de aula. É inevitável que ocorra, num universo tão grande, casos de vandalismo, violência ou despreparo de profissionais que se tornam notícia. A Fator F tem grande experiência em administrar essas crises com o objetivo de causar o menor dano possível de imagem. E trabalha, com ênfase, na geração de notícias positivas para que os relatos negativos não se tornem a marca da atuação da Secretaria.

Na nossa forma de trabalhar, sugerimos todos os dias a nossos clientes ações para aproveitar as oportunidades oferecidas pela mídia, pela conjuntura e pelas redes sociais. O objetivo é gerar notícia positiva, e com ela, reputação e prestígio.

Na ocasião, entre agosto de 2007 e abril de 2008, o volume de matérias positivas foi multiplicado por dez e a quantidade de notícias negativas foi reduzida a 7% do total. Foram 3.375 notícias positivas no período, o que dá a média de 12,2 matérias favoráveis por dia.

Mais relevante do que esses números, que em si já constituem uma formação de imagem espetacular numa área sempre sujeita a problemas de todas as ordens, foi a renovação qualitativa do debate sobre a educação proporcionado por programas lançados naquela época, como o estabelecimento de metas de aprendizado e o pagamento do bônus por resultados.

Leia também

Trend da Bentley viraliza com ônibus elétrico da Prefeitura de São Paulo
Tuíte sobre vagas de emprego na cidade de São Paulo viraliza
Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa para a “Pini-Smart Engineering”
Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
Boletim Conecta – Comunicação Interna para a SMS SP
São Paulo Tech Week 2020: reformulada e 100% digital
Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego
Acelera SP: Encontros para o Desenvolvimento Regional
Trend da Bentley viraliza com ônibus elétrico da Prefeitura de São Paulo
Tuíte sobre vagas de emprego na cidade de São Paulo viraliza
Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa para a “Pini-Smart Engineering”
Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
Boletim Conecta – Comunicação Interna para a SMS SP
São Paulo Tech Week 2020: reformulada e 100% digital
Vídeos PMSP: SPlica, Splora, Construindo Histórias
Twitter da PMSP é o mais influente da área pública
Podcast inova com branded entertainment no setor público
Criatividade para fazer de um vídeo um viral
CDHU – Uma fonte de notícias positivas
Geraldo Alckmin – campanha de governador 2010
Virada Cultural Limpa – Iniciativa a favor da cidadania
LinkedIn PMSP: Série “Minuto Elabora”
Criatividade para mostrar a preparação da Copa do Mundo
Alckmin teve aprovação recorde de 69%
Novo projeto de comunicação para o Hotel Terras Altas
Kassab – campanha de prefeito em 2008
SEE: Crescimento de 503% nas notícias positivas
PMSP: 3.340 releases e apoio ao planejamento de comunicação
SDECT: O lançamento do Via Rápida Emprego