Foco na geração de notícias positivas
Responsável pela assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, a Fator F contribuiu para transmitir informação de interesse público e melhorar a imagem da pasta e do Governo. Entre 2007 e 2012, o total de notícias positivas passou de 2.107 para 12.723, um crescimento de 503,8%, de acordo com a Boxnet. O percentual de material negativo é cada vez menor. Em 2012, 70,3% das matérias que trataram da educação paulista foram positivas, apenas 6,9% foram negativas e 22,8%, neutras.
Total de matérias divididas por mídia e avaliação de 1º/jan/2011 a 31/mar/2012:
Os resultados do trabalho da Fator F na Secretaria da Educação foram constatados imediatamente após o início dos trabalhos, em abril de 2007. O gráfico a seguir mostra a evolução da clipagem feita pela Boxnet, mês a mês, naquele ano:
Esse resultado se deve a uma marca do trabalho da Fator F: a ênfase na produção de notícias positivas. Em todas as equipes da empresa há profissionais dedicados exclusivamente a buscar e formatar informações passíveis de serem oferecidas à imprensa. No caso da Secretaria da Educação, esse esforço foi fundamental para que o conjunto de noticiário colocasse, no devido contexto, os problemas inevitáveis existentes numa rede tão grande. São 4,2 milhões de alunos distribuídos em 5.342 escolas, o que equivale a aproximadamente 150 mil salas de aula. É inevitável que ocorra, num universo tão grande, casos de vandalismo, violência ou despreparo de profissionais que se tornam notícia. A Fator F tem grande experiência em administrar essas crises com o objetivo de causar o menor dano possível de imagem. E trabalha, com ênfase, na geração de notícias positivas para que os relatos negativos não se tornem a marca da atuação da Secretaria.
Na nossa forma de trabalhar, sugerimos todos os dias a nossos clientes ações para aproveitar as oportunidades oferecidas pela mídia, pela conjuntura e pelas redes sociais. O objetivo é gerar notícia positiva, e com ela, reputação e prestígio.
Na ocasião, entre agosto de 2007 e abril de 2008, o volume de matérias positivas foi multiplicado por dez e a quantidade de notícias negativas foi reduzida a 7% do total. Foram 3.375 notícias positivas no período, o que dá a média de 12,2 matérias favoráveis por dia.
Mais relevante do que esses números, que em si já constituem uma formação de imagem espetacular numa área sempre sujeita a problemas de todas as ordens, foi a renovação qualitativa do debate sobre a educação proporcionado por programas lançados naquela época, como o estabelecimento de metas de aprendizado e o pagamento do bônus por resultados.